segunda-feira, dezembro 14, 2009

Lendas Gauchas-Diabo


Você deve estar se perguntando, o diabo já tem estrada? Pois saiba que no Rio Grande do Sul ele não tem só estrada, tem o Rincão do Inferno, entre Lavras e Dom Pedrito e uma Estrada do Inferno, entre Palmares e Mostarda. Na estrada que vai de Santa Maria a Cruz Alta há a Garganta do Diabo e o trecho da Estrada da Produção do Arroio Tijela até a entrada de Soledade é a Estrada do Diabo, onde sempre ocorrem acidentes com morte.
Contam o povo de Soledade, que em uma noite muito fria, que assobiava um minuano, tal qual alma penada, trafegava um ônibus quase vazio subindo a serra. Nos bancos da frente dois homens discutiam as mortes na Estrada da Produção, naquele trecho. Um deles assegurou que agora os acidentes iam diminuir porque a Polícia Federal ia estabelecer um posto logo à saída da cidade, no que vai para Passo Fundo.


No banco de trás, um moço moreno, crespo, com os dentes muito brancos, sorria muito, ouvindo a conversa.


Quando o ônibus parou em um restaurante,à entrada da cidade, os homens desceram e o rapaz moreno e crespo passou por eles e disse:


- " Não adianta botarem Polícia Rodoviária aí. Essa estrada é minha, daqui até o arroio da Tijela. E vai continuar morrendo gente cada vez mais!" E riu.


Os homens perguntaram:


- "Mas quem é o senhor, afinal?" Ele não respondeu. Só riu mais ainda e foi recuando para dentro do nevoeiro, deixando no ar um cheiro de enxofre. É por isso que o povo sabe que aquele trecho da Estrada da Produção é a Estrada do Diabo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger