sexta-feira, setembro 22, 2017

Foco no marketing e carinho de Pelé: conheça o clube mais antigo do mundo

Prestes a completar 160 anos de existência, Sheffield FC luta para desenvolver a marca e se manter sustentável nas próximas gerações. Time é semiprofissional e disputa a oitava divisão da Inglaterra.

 

Sheffield é uma das maiores e mais importantes cidades da Inglaterra. Tem quase 600 mil habitantes e fica ao norte de Londres. Economicamente, foi pólo da produção de aço durante muitos anos, inclusive nas duas Guerras Mundiais. Só que essa relevância caiu bastante nas últimas décadas, por conta da produção barata na Ásia.
No esporte, a história é parecida. Hoje, Sheffield não tem um time sequer na primeira divisão. Mas a importância da cidade no futebol vai muito além da Premier League. Foi ali que surgiu o primeiro clube da história. No dia 24 de outubro de 1857, há 159 anos, nascia o Sheffield FC.
Como na época não havia campeonatos, o futebol era só recreação. Com o passar do tempo, o negócio foi ficando um pouco mais sério. Mesmo assim, o Sheffield FC nunca chegou a se profissionalizar. Hoje o clube é semiprofissional e disputa apenas a oitava divisão da Inglaterra (assista à videorreportagem acima).
Motivo de muito orgulhoso: a história do Sheffield FC nas paredes do clube (Foto: Ivan Raupp) Motivo de muito orgulhoso: a história do Sheffield FC nas paredes do clube (Foto: Ivan Raupp) Motivo de muito orgulhoso: a história do Sheffield FC nas paredes do clube (Foto: Ivan Raupp)
O GloboEsporte.com foi até a sede do Sheffield FC para conhecer esse pioneiro do futebol. Ali o luxo passa longe. A estrutura é provisória, à base de contêineres, e é até bem organizada, mas bastante modesta. As paredes mostram com orgulho um poudo dessa história. As prateleiras estão cheias de troféus antigos. E o maior prêmio fica no maior destaque possível, bem à vista: o certificado de primeiro clube de todos os tempos, reconhecido oficialmente pela Fifa.
O estádio se chama "Home of football" (a casa do futebol), mas os objetivos não estão exatamente dentro de campo. O clube mais antigo do mundo se preocupa mesmo com o marketing, para poder se manter sustentável por muito tempo.
- Claro que queremos jogar no nível mais alto possível, mas com a Premier League e os campeonatos europeus sendo tão caros hoje em dia, isso talvez esteja fora do nosso alcance. Disputamos a oitava divisão. Mas como primeiro clube de futebol da história, meu trabalho é garantir que estaremos por aqui pelos próximos 150 anos, protegendo e preservando a herança do jogo: integridade, respeito e comunidade. Então, se somos o primeiro clube do mundo, todo torcedor de futebol vem daqui, o que nos deixa com um público de 3 bilhões de fãs. Gostaríamos de nos conectar com todos eles e, se fizermos isso, podemos criar um clube sustentável para futuras gerações - explicou o presidente do clube, Richard Tims.
O certificado da Fifa de clube mais antigo do mundo (Foto: Ivan Raupp) O certificado da Fifa de clube mais antigo do mundo (Foto: Ivan Raupp)
O certificado da Fifa de clube mais antigo do mundo (Foto: Ivan Raupp)
A venda de produtos oficiais, como camisas e cachecóis, ajuda a fazer caixa. Neste caso, a internet é a melhor ferramento para os fãs espalhados pelo mundo, no Brasil inclusive.
- Também é parte da nossa estratégia. Neste momento estamos empacotando produtos que estão indo para a Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Uruguai. As pessoas compram produtos do Sheffield FC mesmo não torcendo realmente para o clube, pois elas amam o primeiro clube do mundo. Vendemos mais coisas internacionalmente do que na área local - contou Tims.
Palavras marcantes de Pelé
O auge do Sheffield FC ocorreu em 2007, quando o clube fez uma grande festa para comemorar seus 150 anos. Na ocasião, disputou um amistoso com a Inter de Milão - perdeu por 5 a 2. Mas o ponto alto do aniversário foi uma visita mais do que especial: o maior de todos os tempos, o Rei Pelé.
- Foi uma honra fantástica. E ele disse algo especial: que sem o Sheffield FC, o Pelé não existiria. Ele foi muito gentil. É uma pessoa realmenTe do futebol. Mesmo não sendo um clube famoso ou rico, ele estava muito tocado por estar aqui em Sheffield.
Pelé visitou o Sheffield FC em 2007, no jogo que celebrou os 150 anos do clube (Foto: Divulgação) Pelé visitou o Sheffield FC em 2007, no jogo que celebrou os 150 anos do clube (Foto: Divulgação)
Pelé visitou o Sheffield FC em 2007, no jogo que celebrou os 150 anos do clube (Foto: Divulgação)
O estádio do Sheffield FC recebe entre 200 e 400 pessoas por partida. O time está muito longe da elite, mas os torcedores são fiéis.
- É interessante, e o fato de sermos o time mais velho do mundo e ainda estarmos na ativa e vivos me deixa muito orgulhoso. Sempre tenho algo para conversar com meus amigos. Eu torço para o clube de futebol mais antigo do mundo - disse o torcedor Bill Towning, de 58 anos.
O fato de a primeira divisão ser um sonho quase impossível também tem seu lado bom, na visão de Bill.
- Eu gosto do fato de os jogadores e a diretoria serem próximos dos torcedores. Se o time fosse para a Premier League, todos ficariam mais distantes da torcida.
Sheffield FC completará 160 anos no dia 24 de outubro (Foto: Facebook Sheffield FC) Sheffield FC completará 160 anos no dia 24 de outubro (Foto: Facebook Sheffield FC)
Sheffield FC completará 160 anos no dia 24 de outubro (Foto: Facebook Sheffield FC)
Time de estudantes, vendedores, garçons...
Na equipe principal masculina, a cada semana ocorrem dois treinos e um ou dois jogos. E todos os atletas têm outros empregos, como o meio-campo Matt Ronuy, que está no clube há 12 anos e também trabalha no ramo imobiliário
- Temos professores, vendedores, todos os tipo de gente. Também temos estudantes da universidade. Varia, mas todo mundo tem outro trabalho - disse o jogador.
No dia 24 de outubro serão completados 160 anos de vida de um clube que não foi para frente no futebol, mas que se orgulha muito de sua história. Se vibramos hoje com nossos times, é por causa do pioneirismo de outros. Portanto, aqui vai nosso muito obrigado ao Sheffield FC.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger