sexta-feira, junho 08, 2012

Postos fechados revoltam pacientes em Porto Alegre


Postos fechados revoltam pacientes em Porto Alegre

Postos fechados revoltam pacientes em Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

Depois de viajar 250 quilômetros, paciente chorou ao ver porta fechada em centro de saúde no IAPI

Pacientes com consultas marcadas para a manhã desta sexta-feira tiveram uma desagradável surpresa. A exemplo de outros postos de saúde do município, o Centro de Saúde IAPI amanheceu fechado, provocando desespero em pacientes como Neli Barros, de 60 anos.

Ela viajou mais de 250 quilômetros para buscar atendimento na Capital. De madrugada, ela embarcou no veículo contratado pela prefeitura de Capão do Leão, no sul do Estado, com outros quatro pacientes. Neli realizou uma cirurgia na coluna em janeiro e seria atendida por um médico, às 7h30min. Com dores e andando de muletas, Neli desabou no choro ao deparar com as portas fechadas.

— Acordamos de madrugada para viajar e quando chegamos aqui dizem que está fechado porque é feriado — reclama o marido de Neli, Nilzo Medeiros, que acudia a mulher caída ao chão, chorando.No interior do prédio, funcionários apenas avisavam que o local não seria aberto. Um cartaz, fixado na parede dizia: "Dia 08/06, o posto estará fechado".

O motorista Guido Júlio Hirdes tentava encontrar uma forma de ajudar seus passageiros. No entanto, teve que deixar o posto de saúde e procurar um hospital para Neli. 

— Acho que vamos ter que voltar (para Capão do Leão). Não avisaram a prefeitura nem o transporte que (o posto) estaria fechado — lamentou durante a manhã. 

Já a dona de casa Pedra Silva da Silva, de 60 anos, tinha consulta com um dentista às 9h30min. Foi orientada a telefonar novamente na segunda-feira e tentar remarcar o atendimento.

— Não avisaram que iam fazer feriadão. 

Contraponto:
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que, nos dias de pontos facultativos, os postos de saúde são fechados. Como o decreto saiu somente na quarta-feira, a secretaria não tem certeza se houve tempo suficiente para avisar a todos os  pacientes que tinham consulta marcada. O órgão afirma que divulgou a informação por meio do site e redes sociais da prefeitura.

COMENTÁRIOS:
Auro Gattino
Uma imagem completamente chocante e desesperadora.. O que dizer meu amigos? Querendo ou não somos culpados por isso!
08/06/2012 | 13h56 Denunciar
Filipe
A falta de seriedade e profissionalismo em relação a divulgação de informações tão importantes, como se um posto de saúde estará aberto ou não, é absurda. Isso é negligência pura. Esta negligência é um crime com aqueles que precisam de atendimento, se deslocam e encontram portas fechadas!
08/06/2012 | 13h55 Denunciar
Neil
ESSA É A VERGONHA DO PSEUDO SERVIDOR PUBLICO. FUNCIONALISMO PUBLICO É CABIDE PARA PESSOAS DE CARATER DUVIDOSO MENTIREM QUE SÃO PROFISSIONAIS. O MINISTERIO PUBLICO, A OAB, OS DIREITOS HUMANOS E ESTA COITADA DEVEM PROCESSAR O ESTADO E OS SACANAS QUE FAZEM FERIADÃO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE.
08/06/2012 | 13h54 Denunciar
Daiana GenzQue absurdo isso! Até quando pagaremos altos impostos, sobre absolutamente tudo para ter esse tipo de atendimento? Onde estão nossos representantes que prometem em todas as eleições melhorar a estrutura da nossa saúde pública! Talvez estes mesmos políticos, devam estar aproveitando o
08/06/2012 | 13h54 Denunciar
Deise
Não sei onde que esta melhorando o atendimento no SUS, isso é uma falta de respeito com as pessoas que precisam e dependem deste atendimento, alem de esperar meses para conseguir uma consulta, qndo chega no posto da de cara com a porta, direitos humanos cade?!
08/06/2012 | 13h53 Denunciar
Carlos Roberto
Pergunto ao Secretário Municipal de saúde de Porto Alegre se ele vai conseguir dormir tranquilo essa noite depois de ver essa cena? Caso realmente consiga, sugiro que ele entregue o cargo, pois o considero um incompetente para exercer essa função e muito menos digno para isso. Saúde não tem feriado.
08/06/2012 | 13h52 Denunciar
Marcos
Está aí, a seriedade que nossa saúde e tratada, um descaso total, omissão, abandono e falta de respeito com os doentes desse Brasil, enquanto políticos escondem dinheiro nas cuecas, nas meias e paraísos fiscais, o povo brasileiro sofre com as roubalheiras em licitações e concessões públicas.
08/06/2012 | 13h49 Denunciar
Carla
Posto de Saúde fechado por motivo de feriadão? As pessoas não ficam doentes em feriados? Hoje é dia útil, visto que os bancos permanecem abertos e o comércio também. Fazer ponto facultativo em órgãos administrativos,tudo bem até, mas a Saúde, não entende feriados. Um desrespeito aos doentes.
08/06/2012 | 13h48 Denunciar
Jose Antonio
Este é o retrato do descaso das autoridades responsáveis pela saúde em nosso Estado. Informar por redes sociais,na véspera do feriado,ninguém trabalharia,é de uma completa falta de sensibilidade e mesmo de caráter.Será que essa sra. da reportagem,tem acesso a essas redes 'sociais'? Que país!!!????
08/06/2012 | 13h43 Denunciar
jose
Deviam enviar esta reportagem para a CPI, em Brasília, com cópia diretamente para a Dilma. NAUM ADIANTA PERSEGUIR OS MILITARES E DEIXAR O POVO MORRER NA PORTA DOS HOSPITAIS.
08/06/2012 | 13h43 Denunciar
Antonio Luiz
Essa administração de Porto Alegre está fazendo chacota da dignidade das pessoas! Isso é um ultraje à Contituição da República!
08/06/2012 | 13h38 Denunciar
Nilo
Este é o nosso funcionalismo público. A sociedade que se dane. Enquanto tiver politicos como o que temos vai ser assim. Judiciário que trabalho 6 horas por dia entre outros. Aviso que a partir de julho a Secretária de Educação do Estado vai trabalhar das 08 as 14 hs somente para conserto do ar.
08/06/2012 | 13h33 Denunciar
delmar
Saúde não é "obra" com prioridade para a copa 2014 ! Somente estádios, ruas, viadutos, aeroportos ! As eleições estão próximas ! Acorda povo !
08/06/2012 | 13h32 Denunciar
Gustavo
Falta de consideração com a população, A SAÚDE ESTA EM COMA!
08/06/2012 | 13h30 Denunciar
Edson
ESTA É A SITUAÇÃO DA NOSSA SAÚDE, E AS PROMESSAS DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL. ESTA É A ATENÇÃO ESPECIAL QUE CANDIDATOS PROMETEM EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES. ESTE É O SISTEMA DE SAÚDE DE LULA, DILMA E TARSO.
08/06/2012 | 13h23 Denunciar
Rafael de David Nunes
Lamentável esses acontecimentos. Porém, essa "mamata" no serviço público municipal, com diversos feriadões no ano ocorre em vários municípios, inclusive no meu, S. do Livramento. Antes eu achava que as autoridades não davam importância ao povo, hoje tenho certeza! É PROIBIDO ADOECER NOS FERIADÕES!!
08/06/2012 | 13h16 Denunciar
miguel kuhn
A paciente Deveria ter ligado para a Secretaria da Saúde e confirmado se o posto iria atender ou não, já que foi divulgado na imprensa que seria feriado.
08/06/2012 | 13h16 Denunciar
RICARDO RENNE
NA QUARTA FEIRA AS 18 HS, RESOLVERAM ISSO. È MUITA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO, ACHO QUE O FERIADO ESTÁ ESTÁ NO CALENDÁRIO A MAIS DE 50 ANOS. NO SITE DA PREFEITURA NÃO TEM NADA, NEM NAS SECRETARIAS. ISSO É UM DESCASO, UMA POUCA VERGONHA, FAÇAM CONCURSOS, A SAUDE DE PORTO ALEGRE E RS É UMA VERGONHA.
08/06/2012 | 13h12 Denunciar
Fernando
Tenha dó Secretário, com a expressão "ponto facultativo" para justificar feriadão. Isto é INACEITÁVEL e tem que acabar. E ainda mais em uma área essencial, que é a da saúde. Será que existe algum gestor público com sabedoria para acabar esta malandragem com o dinheiro do contribuinte?
08/06/2012 | 13h11 Denunciar
Luiz Afonso
Falar o quê? Feriado foi ontem, dia 7, hoje é dia normal de trabalho. A S.S. de POA na maior Cara de PAU, diz que acha que não deu tempo para avisar que nos dias de Pontos Facultativos os Postos são fechados. Mas, hoje é 8 e não 7. Dia normal. Aviso! NÃO FIQUE DOENTE NOS FERIADOS E NOS DIAS SEGUINTE
08/06/2012 | 13h10 Denunciar
Luana Dutra
É inacreditável como a saúde do Brasil é precária e as pessoas só falam em futebol.
08/06/2012 | 12h58 Denunciar
juarez bitencourt massaque
deixo aqui minha indignação com os politicos que estão no poder ao ver esta materia da saude , estava eu almoçndo e me senti mal quando vi esta reportagem na rbs que tive que sair e tomar um remedio , porque fiquei nervoso demais quase tive um tróço,que vergonha nosso estado e nossa saude e seguran.







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger