terça-feira, outubro 13, 2009

M A Ç Ã

Maçã é tão boa que funciona até como escova dental

Foto: Ricardo Wolffenbuttel, BD

Ricardo Wolffenbuttel, BD

Uma alimentação saudável inclui maçã no cardápio diário. A fruta oferece poucas calorias, muitas fibras e substâncias antioxidantes, que atuam beneficamente reduzindo o risco de doenças. E os benefícios multiplicam-se quando a casca da fruta é ingerida, pois é nela que se concentram em maior quantidade as substâncias ativas, explica Jocelem Salgado, professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba.

A principal fibra presente na maçã chama-se pectina. Trata-se de uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas), que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e previne a prisão de ventre. Essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e age como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido demonstrado os efeitos benéficos da pectina da maçã na redução do chumbo e do mercúrio do trato gastrointestinal e respiratório.

Além de todos os benefícios que a maçã pode ter sobre nossa saúde, a fruta ainda é considerada uma espécie de escova de dentes natural, ajudando na higiene bucal, lembra Jocelem. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando as cáries (mas isso não quer dizer que ela limpe os dentes de forma adequada; a boa escovação sempre é necessária).

Outro ponto positivo é que o açúcar presente na fruta é a frutose, que é absorvido pelo nosso organismo de forma mais lenta que a sacarose (açúcar extraído da cana). Por isso, pessoas diabéticas podem comer uma maçã sem se importarem com aumentos bruscos nos níveis de glicose do sangue.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger